A marca

Cores

Laranja: Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo.

Aplicação da cor laranja: Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas. Em marcas, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Por isso, comumente retrata empresas com espírito jovem, que incorporam comunicação e demonstram acessibilidade.

Azul: A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Simboliza a água, o céu e o infinito. Estimula a criatividade. O azul é empregado para representar calma e responsabilidade. O Azul escuro traz força e segurança. É relacionado a paz e possui conotações espirituais e religiosas. A sensação que o azul passa depende exclusivamente de sua tonalidade e do seu grau de luminosidade. No design, a luminosidade empregada no azul tem um alto impacto na impressão que ele irá transmitir.

Azul-claro relaxa, tons vibrantes dão vida e movimento e o azul escuro é excelente para designs corporativos ou que queiram passar a sensação de força e confiança.

Verde: No design, o verde traz harmonia e balanço, é uma cor extremamente estável. Significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade em tons escuros transmitem harmonia, riqueza e abundância. Simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. Está associada ao crescimento, à renovação aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito.

A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente.

Branco: O branco está em oposição ao preto no espectro de cores, mas assim como o preto ele funciona muito bem em conjunto com qualquer outra cor. A cor branca está associada com pureza, limpeza e virtude, também é relacionado com a área de saúde e ícones religiosos. No design, o branco é considerado uma cortina de fundo neutra, pois dá as outras cores um grande destaque, podendo com grande eficácia representar tanto o inverno quanto o verão dependendo apenas das cores a sua volta.

Ele pode ajudar quando se quer obter um design claro e simples.

Cinza: Muitas vezes as cores neutras servem de plano de fundo para um site, no geral, são combinadas com cores vibrantes. Entretanto, elas podem ser exploradas em sua natureza e nos oferecer layouts altamente sofisticados.

O significado e a impressão gerada pela cor neutra variam de acordo com a cor que a acompanha, sendo ela fria ou quente.

Símbolos

Garça: Posta com o intuito de representar o Lago Paranoá, por fazer parte constante do dia a dia dos banhistas e compor sempre as paisagens do lago.

Acredita-se que a garça é a que mais vive dentre as aves, por isso ela também está relacionada à longevidade e domina o reino do ar, dentre os cinco elementos da natureza. As famílias japonesas acreditam que o tsuru seja portador de boa sorte devido à sua coragem e ao seu estado de alerta. Como a crença da longevidade também está ligada a uma existência prolongada e feliz, o tsuru tornou-se um desenho muito comum em templos, casas e objetos de casamento. Esse animal também é relacionado à recuperação da saúde dos doentes, que podem ser presenteados com mil dobraduras da ave (senbazuru).

Água: Posta com intuito de representar o elemento onde será praticado o esporte.

A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força, a limpeza. Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida, ou seja, a origem e o veículo de toda vida; daí sua simbologia estar ligada à “Matrix” – mãe e ao Prana, o sopro vital nas alegorias tântricas.

Sol: O sol simboliza a luz, o amor, a paixão, a vitalidade, o conhecimento, a juventude, o fogo, o poder, a realeza, a força, a perfeição, o nascimento, a morte, a ressurreição, a imortalidade.

Símbolo complexo, o sol é um elemento presente em muitas crenças, rituais e costumes desde a antiguidade, representando a força vital e o poder cósmico; e, por isso, esse símbolo está presente em muitos mitos da criação do mundo. Na alquimia, o Sol simboliza a perfeição e no oriente, para os chineses, o Sol representava o poder imperial. Para os japoneses o Sol é um emblema nacional, de modo que está representado na bandeira do país em forma de uma bola de fogo que representa o Sol nascente.

Referência – Athos Bulcão

Com o intuito de ligar o brasão à cara de Brasília, usamos como base as obras do pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão. Suas obras não eram expostas em museus, mas em ruas, onde todos pudessem ter acesso. Com a mesma ideia, a Capital do Remo quer ser conhecida e reconhecida por todos, oferecendo o melhor para aqueles que se interessam por esse esporte.

Com a referência, criamos conceitualmente os círculos que as pás de remo fazem na água a cada remada.